Por Estela Benetti
Com o objetivo de manter a economia dinâmica e em crescimento, o governo de Santa Catarina reativou a agência de atração de investimentos do Estado, a SCPAR Invest SC. Promessa do governador Jorginho Mello, a agência liderada pelo auditor fiscal Renato Lacerda acelerou trabalhos nos últimos meses e prospecta projetos que, se instalados, vão somar investimentos de quase R$ 25 bilhões no Estado nos próximos anos.
– São projetos em estágios diferentes de maturação. Empresas do Brasil, multinacionais e, também, investimentos para expansão de empresas que já estão em Santa Catarina – explica Renato Lacerda.
Os investidores avaliam instalar negócios no Estado em diversos setores da economia. Somente em parcerias público-privadas (PPPs), estão previstos mais de R$ 3 bilhões, com a geração de 14 mil empregos diretos e 23 mil indiretos.
O governo de SC tem o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), com diversos projetos para PPPs em fases diferentes. Um deles é a concessão do Aeroporto de Jaguaruna que está em fase avançada e tem abertura de propostas agendada para novembro na bolsa B3. Outros projetos são a concessão do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira em Florianópolis, mirante da Serra do Rio do Rastro, Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Imbituba, Complexo Prisional de Blumenau e o túnel entre Itajaí e Navegantes.
O acordo prevê trabalho conjunto para atrair investimentos estrangeiros, viabilizar parcerias público-privadas (PPPs), realizar missões internacionais e coordenar ações para a atração de empresas para compor a cadeia produtiva do Estado, destacou o presidente da Invest SC.