Notícias

SANTA CATARINA LANÇA SUA PRIMEIRA PPP: CONCESSÃO PATROCINADA DO AEROPORTO DE JAGUARUNA

Santa Catarina relançou no dia 05 de setembro de 2024 o edital da PPP Patrocinada do Aeroporto Regional de Jaguaruna, um projeto da Secretaria de Estado de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) estruturado com o apoio técnico e especializado da Invest SCPar e coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

A PPP do Aeroporto, além de ser a primeira PPP do Governo do Estado de Santa Catarina, é uma oportunidade de investimento no Estado que é o segundo mais competitivo do país e que, segundo dados do IBGE, deverá ser o mais populoso da região sul em 2054 e o 6º mais populoso do país em 2070, dados que reforçam uma demanda crescente por aviação regional.

Jaguaruna fica nas proximidades de uma região com pujante atividade econômica, distante 50 km da maior cidade do sul do Estado (Criciúma), 80 km do Porto de Imbituba e da Zona de Processamento de Exportação (em fase de estudos para ser concedida a iniciativa privada), próximo a praias históricas e paradisíacas como as Praias de Laguna (60 km) e do Rosa (80km) e também da Serra do Rio do Rastro (90 km), esta que terá investimentos privados em breve (Edital de Concessão do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro está prestes a ser publicado).

Confira as principais informações do projeto de PPP do Aeroporto Regional
de Jaguaruna.

05/SET/2024: PUBLICAÇÃO DO EDITAL 485/2024 (CONCORRÊNCIA
PÚBLICA INTERNACIONAL);
25/NOV/2024: RECEBIMENTO PROPOSTAS NA BOLSA DE VALORES (B3);
28/NOV/2024: LEILÃO PRESENCIAL NA BOLSA DE VALORES EM SP (B3).

• Demanda média projetada a ser atendida: 200.000 passageiros ao ano;
  • Valor do contrato: R$ 386 milhões;
  • Investimento total no equipamento: R$ 48 milhões;
  • Investimento em obras pagas pelo Estado: R$ 10 milhões;
  • Contraprestação anual paga pelo Estado: R$ 800 mil;
  • Retorno real anual do projeto para o investidor: 9,47%.

EDITAL DISPONÍVEL EM: