A empresa que recebeu em 2013 R$ 1,2 milhão de fundo de VC gerido pela FIR Capital BZPlan foi vendida por R$ 26 milhões.
O Fundo SC, gerido pela FIR Capital BZPlan e em operação desde 2010, anuncia sua primeira operação de saída: a Axado, uma das cinco empresas que receberam investimento do fundo, foi vendida ao Mercado Livre por R$ 26 milhões. A empresa que atualmente é líder nacional em gestão de fretes havia recebido R$ 1,2 milhão do Fundo SC quando seu faturamento ainda era igual a zero. A venda rendeu um retorno de 426% do valor investido ao fundo em aproximadamente 42 meses, com taxa de rentabilidade real anual de 57,25%.
Em 2015, a Axado cresceu 303% em seu faturamento bruto se comparado a 2014, mesmo com o contexto econômico desfavorável no país. No mesmo ano, todas as outras empresas investidas pelo Fundo SC — Clube de Autores, CataMoeda, MyReks e ClicBusiness — também cresceram num percentual acima de 180%.
Para Marcelo Wolowski, que integra o time da gestora do fundo, a venda da Axado é um dos exemplos do amadurecimento do mercado de venture capital brasileiro, que aproxima-se do cenário internacional. “Na virada do milênio surgiram os primeiros fundos de venture capital no Brasil, mas eles não alcançaram muitas saídas importantes. Isso, porém, está mudando: a compra da Axado pelo Mercado Livre é só um dos casos de sucesso desta nova geração de investidores de risco”, destaca.
O Fundo SC é um fundo de investimentos voltado para empresas emergentes e inovadoras no Estado de Santa Catarina e tem entre seus investidores a Finep, a Intelbras e a SC Par.
Por reconhecer o momento positivo para o venture capital no país, a FIR Capital BZPlan lançou recentemente um novo fundo de investimento com operação nos três estados do Sul do Brasil. O Fundo Sul Inovação já conta com seis investidores e pode agregar novos de qualquer lugar do mundo, sejam esses fundos de pensão, family offices, pessoas físicas ou instituições privadas. O objetivo é investir um total de R$ 50 milhões em até 12 negócios B2B baseados em tecnologia da informação e comunicação. A alocação dos recursos pelo fundo junto às empresas e consequentemente aos investidores será realizado ao longo de cinco anos.
Marina Noceti
16/06/2016